Questão 40 do Concurso Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia - São Paulo (PauliPrev - SP) - Contador (2018)

Assinale a alternativa correta, referente à escrituração contábil de que tratam as normas contábeis brasileiras.

  • A Admite-se o uso de códigos e/ou abreviaturas nos históricos dos lançamentos, desde que permanentes e uniformes, devendo constar o significado dos códigos e/ou abreviaturas no Livro Diário ou em registro especial revestido das formalidades extrínsecas.
  • B Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o balancete e as fichas escrituradas, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como: serem encadernados; terem suas folhas numeradas sequencialmente; e conterem termo de abertura e de encerramento assinados.
  • C A escrituração contábil e a emissão de relatórios, peças, análises, demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição da equipe da contabilidade, independentemente do registro profissional, neste caso.
  • D As demonstrações contábeis devem ser transcritas no razão auxiliar, completando-se com as assinaturas do titular ou de representante legal da entidade.
  • E Em caso de escrituração contábil em forma digital, são imperativas a impressão e a encadernação em forma de livro contábil diário.