Questão 43 do Concurso Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Assistente em Administração (2017)

Frederick Taylor, um dos autores clássicos da administração, lançou sua obra seminal intitulada Princípios da Administração Científica em 1911. Nela, há passagens como a seguinte: “[...] o trabalhador vem ao serviço [...] e em vez de empregar todo o seu esforço para produzir a maior soma possível de trabalho, quase sempre procura fazer menos do que pode realmente - e produz muito menos do que é capaz [...]” (TAYLOR, Frederick. Princípios da Administração Científica. Rio de Janeiro: ATLAS, 1970, p.32). O trecho citado da obra de Frederick Taylor, ao ser analisado à luz das abordagens apresentadas no livro O Lado Humano da Organização, de autoria de Douglas MacGregor, um clássico da Escola Comportamental, mostra-se:

  • A Um caso em que os funcionários das organizações são representados como indolentes e, por isso, deveriam ter um controle rigoroso das rotinas de trabalho, aspecto típico da Teoria X.
  • B Um exemplo da Teoria X, porque vincula o desempenho e motivação dos funcionários à autonomia no trabalho, mesmo quando a produtividade é baixa.
  • C Douglas MacGregor, adepto das ideias da Escola Clássica de Administração, concordava com Frederick Taylor sobre a necessidade de os líderes organizacionais estimularem a descentralização e autonomia dos funcionários por meio de um controle inicial rigoroso do ambiente de trabalho, pois as pessoas demoram a se adaptar às rotinas de trabalho.
  • D Um típico caso da Teoria Y, pois relaciona motivação à liderança.
  • E Um típico caso da Teoria X, pois relaciona motivação, liderança liberal e produtividade.