Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA) - Professor - Sociologia (2018) Questão 52

“[...] o conceito de classes sociais não é definido imediatamente e de forma a-histórica e, depois, encaixado na realidade. Na verdade, ele parte da realidade, do processo histórico de engendramento das classes, seu desenvolvimento e tendência para superação, nas relações sociais reais, concretas, no processo da história da humanidade. Dessa forma, o conceito de classes sociais deve ser entendido como expressão de uma determinada realidade, que é histórica e uma totalidade.”
(Viana, 2012, p. 21-22.)



Para Weber a vida em sociedade é caracterizada por situações assimétricas que estabelecem certos conflitos sociais. Já em Marx, as classes sociais, referências centrais em sua obra,
  • A estabelecem relações de exploração e dominação que vão além de uma leitura puramente econômica.
  • B estão inexoravelmente destinadas (todas elas) a produzirem e, por conta disso, exercerem o protagonismo político e social.
  • C destinam-se, através das revoluções, a estabelecerem um modo de produção sem divisões de classe, ou seja, o comunismo.
  • D caracterizam a sociedade pós-moderna formando um aglomerado de pessoas, com objetivos comuns, mas sem ideologias semelhantes.

Encontre mais questões

Voltar