Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Contador (2019) Questão 43

Considere as afirmações sobre a demonstração dos fluxos de caixa (DFC):


I. Os fluxos de caixa advindos de transações em moeda estrangeira devem ser registrados na moeda funcional da entidade pela aplicação, ao montante em moeda estrangeira, das taxas de câmbio entre a moeda funcional e a moeda estrangeira observadas na data da ocorrência do fluxo de caixa.

II. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital próprio recebidos devem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinação do lucro líquido ou prejuízo.

III. Os fluxos de caixa referentes ao Imposto de renda (Ir) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) devem ser divulgados separadamente e devem ser classificados como fluxos de caixa das atividades operacionais, mesmo que possam ser identificados especificamente como atividades de financiamento e de investimento.

IV. Transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa, mas devem ser divulgadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, de modo que forneçam todas as informações relevantes sobre essas atividades.


Segundo a NBC TG 03 (R3), estão CORRETAS as afirmações:

  • A I e II, apenas.
  • B I, IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II e IV, apenas.

Encontre mais questões

Voltar