Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IF-RR) - Professor - Química (2015) Questão 3



O pH da maior parte das águas naturais contendo organismos vivos está entre 6,5 e 8,5. Para níveis de pH abaixo de 4,0, todos os vertebrados, a maioria dos invertebrados e muitos microrganismos são destruídos. Os lagos mais suscetíveis ao estrago são os de baixas concentrações de íons básicos, como HCO3 - , que os tamponam contra variações de pH. Mais de 300 lagos no estado de Nova York não contêm peixes e 140 lagos em Ontário, Canadá, são destituídos de vida. A chuva ácida que parece ter matado os organismos nesses lagos origina-se a centenas de quilômetros no sentido contrário ao vento nas regiões do Vale de Ohio e dos Grandes Lagos. Fonte: BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.p.660.


Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, analise as afirmativas:

I. Como os ácidos reagem com os metais e com os carbonatos, a chuva ácida é corrosiva tanto para metais quanto para materiais de construção em pedra.

II. A acidez tem afetado muitos lagos no norte da Europa, dos Estados Unidos e do Canadá, reduzindo as populações de peixes, bem como afetando outras partes do ecossistema dentro dos lagos e nas florestas das redondezas.

III.O dióxido de enxofre por si só é prejudicial tanto à saúde humana quanto à propriedade; além disso, SO2 atmosférico pode ser oxidado a SO3 por quaisquer dos vários diferentes caminhos e este, se dissolve na água, produzindo ácido sulfúrico, causando efeitos ambientais desastrosos; constituindo o “maior vilão” da chuva ácida.


A alternativa que indica, apenas afirmação (ões) verdadeira(s) é:

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.