O modelo socialista chinês parece ter sido o primeiro a conseguir desvencilhar-se das amarras e arapucas em que caíram a URSS e os países sob sua órbita de influência. A caótica administração, o corrupto gerenciamento das economias nacionais inspiradas no estilo da administração militar soviética, proporcionavam enormes privilégios para minorias oportunistas, aliás, quase as mesmas que agora mandam na sofrida Rússia. Encasteladas nos partidos comunistas do então Leste Europeu, dopadas em mordomias, as elites perderam a noção da importância das políticas públicas comparadas entre socialistas e capitalistas. Privilégios desfrutados pela burocracia comunista levaram a população a duvidar da honestidade dos ideais socialistas apregoados pelos que usufruíam do poder.
O distanciamento, ainda na era Mao Tsetung, da China com a União Soviética iniciou explícita recusa à camisa de força que os russos queriam vestir na sociedade chinesa. Graças a tal repúdio, a República Popular evitou perversos efeitos no corpo da nação, cuja engenharia social possuía características distintas da soviética. Promovendo o Grande Salto à Frente, no final dos anos 50 do século passado, o maoísmo deu prova de flexibilidade tomando iniciativa de pedir verificação dos erros de esquerda. Tal gesto abriu precedentes: menos de três décadas depois, ventos de profundas reformas sopraram por toda a China.
Com base no texto, assinale a opção correta acerca da evolução política, econômica, social e cultural mais recente da China.
- A A flexibilidade e o reformismo gradualista chinês, desde os anos 50 do século XX, não têm relação causal com o fato de a China ter-se preparado para uma fase de adaptação recente ao mercado global.
- B A China, por sua extensão e população, continua enfrentando enorme dificuldade para construir um modelo de ascensão econômica de escala global.
- C As características sociais que apresenta, na atualidade, já permitem dizer que a China deixou de ser um país em desenvolvimento.
- D O Brasil vem crescendo economicamente em níveis comparáveis ao caso chinês.
- E A dimensão demográfica da China e sua pujança econômica estão provocando mudanças de interesses em todo mundo, até na área cultural, como se verifica no interesse de estudantes e de negociadores ocidentais pelo idioma mandarim.