Questão 33 do Concurso Prefeitura Municipal de Tenório - Assistente Social (2020)

O movimento de reconceituação do Serviço Social configura-se como um momento de intensos debates e direcionamentos sobre a profissão e apresentou notadamente três perspectivas. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE caracteriza as três vertentes do movimento de reconceituação.

  • A 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura iniciada em 1964 e teve como monumentos centrais os textos dos seminários de Alto da Boa Vista realizado em 1987 e Teresópolis em 1990; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional tendo por aporte teórico expressamente inspirações fenomenológicas e 3. Intenção de Ruptura centra-se em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam o conservadorismo profissional.
  • B 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura Militar; 2. Reatualização do Conservadorismo recusou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional e 3. Intenção de Ruptura centra-se em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam o conservadorismo profissional.
  • C 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura iniciada em 1964; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional e 3. Intenção de Ruptura centra-se em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam o conservadorismo profissional.
  • D 1.Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação metodológica do Serviço Social às exigências acadêmicas e teve como monumentos centrais os textos dos seminários de Araxá realizado em 1967 e Teresópolis em 1970; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional e 3. Intenção de Ruptura que centra-se em uma crítica sistemática ao conservadorismo profissional.
  • E 1. Perspectiva modernizadora teve como questão central a adequação do Serviço Social às exigências oriundas dos processos sócio-políticos da Ditadura Militar; 2. Reatualização do Conservadorismo recuperou os componentes mais cristalizados do conservadorismo profissional tendo por aporte teórico expressamente inspirações positivistas e 3. Intenção de Ruptura que centrase em uma crítica sistemática aos suportes teóricos, metodológicos e ideológicos que respaldam a laicidade profissional.