Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Professor I (2019) Questão 46

As tendências pedagógicas e seus pressupostos são apresentados por Queiroz e Moita (2007). De acordo com as autoras, a “pedagogia crítico-social dos conteúdos”

  • A defende que a função social e política da escola deve ser assegurar, através do trabalho com conhecimentos sistematizado, a inserção nas escolas, com qualidade, das classes populares, garantindo as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais.
  • B defende, apoia e estimula a participação em grupos e movimentos sociais: sindicatos, grupos de mães, comunitários, associações de moradores etc.., para além dos muros escolares e, ao mesmo tempo, trazendo para dentro dela essa realidade pulsante da sociedade.
  • C advoga que o professor deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos, favorecendo que a atividade escolar centre-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata.
  • D constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos e, até, dos professores, direcionadas por atividades repetitivas, sem reflexão e absolutamente programadas, com riqueza de detalhes.
  • E defende uma escola que possibilite a aprendizagem pela descoberta, focada no interesse do aluno, garantindo momentos para a experimentação e a construção do conhecimento, que devem partir do interesse do aluno.

Encontre mais questões

Voltar