Os principais fatores a determinar o saldo da balança comercial são: o nível de renda da economia e do resto do mundo, a taxa de câmbio e os termos de troca. Sobre o assunto, é possível afirmar que:
- A quanto mais valorizada a moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, menor a competitividade dos produtos nacionais, e, portanto, maior o estímulo às exportações e o desestímulo às importações.
- B quanto menor a renda do país, menor será a demanda por produtos importados; logo, piora o saldo da balança comercial.
- C quanto menor a renda do resto do mundo, menor a demanda por produto do país, melhorando o saldo da balança comercial.
- D quanto melhores os termos de troca, isto é, quanto mais caros forem os produtos exportados em relação aos produtos importados, melhor será o saldo da balança comercial.
- E quanto mais desvalorizada a moeda nacional em relação às moedas estrangeiras, maior a competitividade dos produtos nacionais e, portanto, maior o desestímulo às exportações e o estímulo às importações.