Conselho Regional de Odontologia de Goiás - Assistente Administrativo (2013) Questão 41

Ofício é o meio usual de comunicação por escrito dos órgãos do serviço público. A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Considerando a característica impessoalidade da redação oficial, analise as afirmativas com relação às decorrências do tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais.

I. Da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. padronização, Obtém-se, assim, uma desejável que permite que comunicações elaboradas em diferentes setores da Administração guardem entre si certa uniformidade.


II. Da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal.


III. Do caráter impessoal do próprio assunto tratado: se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular ou pessoal.



Está correto o que se afirma em:

  • A somente I e II.
  • B somente I.
  • C somente II e III.
  • D somente I e III.
  • E I, II e III.

Encontre mais questões

Voltar