Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA) - Aspirante da Polícia Militar (2012) Questão 39

O período conhecido como “Nova República” corresponde à fase de abertura política e redemocratização vivida no país a partir de 1985. No decorrer do período de abertura, os militares foram progressivamente se ausentando do cenário político em favor de grupos políticos civis. Na prática, a redemocratização significou:

  • A o retorno do debate político em torno das Reformas de Base, que havia sido interrompido com a deposição de João Goulart pelo Golpe Militar de 1964. Nos anos 1980, este debate foi retomado pelo recém criado Partido dos Trabalhadores.
  • B a formação de um regime parlamentarista sustentado por governos de centro-esquerda. Esta tendência teve como ponto de partida a aprovação da emenda constitucional que propunha eleição direta para Presidente da República em 1984.
  • C uma guinada política em favor do fortalecimento dos grupos políticos socialistas, já que os partidos comunistas nacionais foram legalizados e passaram a disputar, com grande vantagem, eleições para instâncias do poder executivo e legislativo.
  • D poucas mudanças na ordem política. As estruturas autoritárias de poder herdadas da ditadura militar permaneceram intocadas, na maioria. Daí se poder afirmar que a “Constituição Cidadã” de 1988 foi uma espécie de engodo político.
  • E maior acesso da sociedade civil às instâncias de discussão e de decisão política do país, por meio da promulgação de uma Constituição Democrática e do retorno das eleições diretas para cargos executivos e legislativos.