Questão 76 do Concurso Petrobras Transporte SA (Transpetro) - Analista de Logística Júnior - CESGRANRIO (2018)

A avaliação de um projeto consiste em identificar, quantificar, dar valor aos benefícios e custos atribuíveis à sua execução ao longo de toda sua vida. Normalmente, esses benefícios e custos não ocorrem num só momento, mas ao longo do tempo, implicando que constituem um fluxo. A diferença entre o valor dos benefícios e o dos custos que ocorrem em cada momento da vida do projeto constitui o benefício líquido correspondente a esse momento. O indicador mais utilizado, por ser mais confiável, é o valor presente líquido, que é igual à soma dos valores atuais dos benefícios líquidos do projeto, calculados utilizando a taxa de desconto. Também se costuma calcular outros indicadores, tais como a taxa interna de retorno, a relação benefício/custo, etc.
BOTTEON, C. Introdução à avaliação de projetos. Programa conjunto das Naciones Unidas-Ilpes/Cepal (Santiago, Chile) e Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Brasília, Brasil). Disponível em: <https://www.cepal.org/ilpes/noticias/paginas/0/35920/ Introduccion-portugues.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2018.
Ao utilizar qualquer dos indicadores sugeridos no texto, na avaliação de um projeto privado de investimento, inclusive o de construção de um navio para transporte marítimo, o maior desafio enfrentado pelo profissional que elabora a análise de sua viabilidade econômica está relacionado à (ao)

  • A impossibilidade de identificar os concorrentes efetivos que atuam no setor.
  • B incapacidade de mensurar os custos de oportunidade no momento em que o investimento é planejado.
  • C dificuldade de determinar a taxa de juros utilizada para descontar os fluxos de lucros esperados.
  • D incerteza econômica futura para avaliar com precisão os fluxos de lucros esperados.
  • E desconhecimento dos custos explícitos do investimento.