Questão 71 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Analista Administrativo - Gestão Hospitalar (2020)

De acordo com a OMS a seleção de medicamentos é um processo contínuo, multidisciplinar e participativo que deve desenvolver-se baseado na eficácia, segurança, qualidade e custo dos medicamentos a fim de assegurar o uso racional dos mesmos. Para seleção dos medicamentos alguns aspectos devem ser considerados, tais como: aspectos Epidemiológicos; Clínicos; Farmacodinâmicos; Farmacocinéticos; Econômicos e Logísticos.
Com relação aos critérios de seleção de medicamentos para padronização, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

  • A Adotar a padronização de formas farmacêuticas de liberação prolongada havendo ou não vantagens terapêuticas comprovadas.
  • B Selecionar medicamentos cujo custo do tratamento/ dia seja inferior, resguardada a qualidade prioritariamente.
  • C Selecionar medicamentos de valor terapêutico comprovado (eficácia e segurança), independente da toxicidade desde que aprovados pela ANVISA.
  • D Selecionar medicamentos com multiplicidade de princípios ativos para a mesma indicação terapêutica.
  • E Selecionar medicamentos para o gerenciamento, avaliação e planejamento das ações em saúde, possibilitando mudanças efetivas nos processos.