Questão 39 do Concurso Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo - Enfermeiro (2017)

“Um filme sobre a luta antimanicomial começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, o diretor santista e sua equipe trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades. O filme ainda está em andamento. E a luta antimanicomial também.”
(Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/luta-antimanicomial-vai-para-atela/?cHash=35de72d53dcb46fd94c15b64d01c970d.)
O movimento antimanicomial brasileiro trabalha, entre outros fatores:

  • A Na regulamentação dos manicômios do Brasil, desde que adequados aos novos métodos de tratamento psiquiátricos e químicos da loucura.
  • B Na defesa da inserção da pessoa em estado de sofrimento mental na sociedade, com a valorização e a garantia de todos os seus direitos.
  • C Na regulamentação de leis que defendam a psiquiatria como única forma de tratamento adequado aos episódios de loucura e outras doenças mentais.
  • D Nos setores normativos da Reforma Psiquiátrica buscando ampliar a rede de atenção em saúde mental para que esta ocorra apenas nos hospitais e hospícios.