Questão 54 do Concurso Prefeitura Municipal de Crato - Educador Físico (2021)

Estima-se que de 15 a 20% dos recém-nascidos em todo o mundo apresentem Baixo Peso ao nascer (BP), o que representaria mais de 20 milhões de nascimentos por ano (MOREIRA; SOUSA; SARNO, 2018). Prematuros de BP e de Muito Baixo Peso (MBP) são considerados risco biológicos para atraso global do desenvolvimento (ROSS et al., 2016). Lembrando que esse desenvolvimento infantil é baseado em domínios de funções relacionados aos aspectos motores, cognitivos e linguístico, influenciados por fatores biológicos, psicossociais e ambientais. A respeito disso, é CORRETO afirmar que:
  • A O comportamento motor favorece as experiências da criança para agir e interagir, proporcionando oportunidades concretas para viabilizar seu repertório e favorecer o desenvolvimento das áreas perceptivas, cognitivas, linguísticas, adaptativas e sociais.
  • B Identificar precocemente fatores de risco, gerando prognósticos para o neurodesenvolvimento não determina na elaboração de estratégias para prevenção de um desenvolvimento deficiente.
  • C São considerados recém-nascidos com Muito Peso ao Nascer, bebês cujo o peso é inferior a 2.500g;
  • D Esses domínios são totalmente independentes um do outro, não gerando influencia e nem sendo influenciado pelos demais;
  • E Crianças que nascem prematuras podem apresentar atraso nos diferentes domínios do desenvolvimento, porém não tem evidências científicas em relação ao domínio motor.