Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Serviço Social (2019) Questão 34

Behring (2008), utilizando-se das contribuições de François Chesnais (1996 e 1997, apud Behring, 2008) e de outros autores, retrata mudanças no capitalismo contemporâneo, afirmando que esse sistema passou a se constituir em um regime de acumulação mundial predominantemente financeiro. De acordo com a autora, é correto afirmar sobre esse assunto, que:

  • A a crise do petróleo, datada da década de 1970, conduziu as mudanças no sistema capitalista de produção desde então, o qual passou a se configurar sob a base ouro-dólar.
  • B a mundialização do capital, posto avançado da esfera financeira, caracteriza-se pelo esmorecimento dos oligopólios, em virtude das rápidas mudanças tecnológicas.
  • C tem-se como significado aceito da mundialização do capital, a liberação no capitalismo das regras instituídas no intervalo entre a Segunda Guerra Mundial e o fim de Breton Woods.
  • D efetua-se o fim do significado do Estado-nação, ao se sucumbir a hierarquia entre os países, devido á importância da regulação efetuada pelo mercado mundial financeiro.
  • E o fim do Acordo de Breton Woods pelos países membros, em 1971, estimulou a derrocada da mundialização financeira ao possibilitar o mercado de câmbio e de ativos financeiros.

Encontre mais questões

Voltar