Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Grande ABC) - Advogado (2013) Questão 24

Com relação aos servidores públicos, é correto afirmar que

  • A para a investidura de cargo em comissão ou emprego público, é obrigatória a aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, na forma pre­vista em lei.
  • B a remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos públicos da Administração Direta Municipal, perce­bidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, do Prefeito no âmbito do Poder Executivo, exceção às sociedades de economia mista, que receberem recursos do Município para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral.
  • C o concurso público para provimento de cargo de carreira terá a validade de 1 ano, improrrogável.
  • D o prazo de validade do concurso público será de, no mínimo, dois anos, prorrogável uma vez, por igual período, caso o edital convocatório não especifique outro prazo de validade.
  • E invalidada por sentença judicial a demissão do servidor estável, será ele reintegrado e o eventual ocupante da vaga, se estável, reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcio­nal ao tempo de serviço.