Questão 28 do Concurso Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJ-MS) - Engenharia (2017)

O sistema construtivo Steel framming é conhecido mundialmente por ser um método industrializado que possibilita a realização de construção a seco com grande rapidez na execução. Possui como principal característica uma estrutura composta por perfis de aço galvanizado formados a frio, utilizados para compor painéis estruturais e não estruturais, vigas, tesouras e demais componentes. A função dos painéis estruturais é compor as paredes de uma construção assim, como ser utilizados como sistema estrutural. Já os não estruturais servem apenas como divisórias. As paredes que constituem a estrutura são chamadas de painéis estruturais ou autoportantes. Os painéis devem ser enrijecidos por meio de contraventamentos a fim de evitar deslocamentos indesejados. Para a montagem dos referidos painéis, existem três métodos que podem ser utilizados durante a construção: “stick”, por painéis e o método da construção modular.

No que diz respeito aos três métodos de montagem de painéis citados, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa CORRETA.

  • A No método “stick, tudo é fabricado fora do canteiro, porém montado no local da obra. No método por painéis, os perfis são cortados e montados na própria obra. No método da construção modular, as unidades são completamente pré-fabricadas.
  • B No método “stick”, os perfis são cortados e montados na própria obra. No método por painéis, tudo é fabricado fora do canteiro, porém montado no local da obra. No método da construção modular, as unidades são completamente pré-fabricadas.
  • C No método “stick”, as unidades são completamente pré-fabricadas. No método por painéis, tudo é fabricado fora do canteiro, porém montado no local da obra. No método da construção modular, os perfis são cortados e montados na própria obra.
  • D No método “stick”, os perfis são cortados e montados na própria obra. No método por painéis, as unidades são completamente pré-fabricadas. No método da construção modular, tudo é fabricado fora do canteiro, porém montado no local da obra.
  • E No método “stick”, as unidades são completamente pré-fabricadas. No método por painéis, tudo é fabricado fora do canteiro, porém montado no local da obra. No método da construção modular, os perfis são cortados e montados no próprio canteiro de obras.