Banco do Nordeste do Brasil S.A. - Analista Bancário (FGV - 2014) Questão 44

Leia o texto a seguir, extraído da home page do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB):

“A atividade que define uma instituição financeira é a concessão de crédito”. Porém, para cumprir a missão de desenvolvimento em uma região com muitas potencialidades ainda não exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crédito é necessário, mas não deve ser o único serviço oferecido.

Com esta convicção, o Banco criou diversos instrumentos que lhe possibilitaram atuar mais próximo dos clientes e ampliar suas atividades, indo além da intermediação financeira, buscando contribuir para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos financiados, associada à melhoria das condições de vida da população nordestina.

São ações antecedentes e subsequentes à concessão de crédito que vêm contribuindo para maior efetividade dos recursos aplicados, seja por darem maior capilaridade ao Banco, possibilitando maior aproximação com o cliente e conhecimento de seu negócio, seja por favorecerem a identificação de parceiros para implementação de iniciativas conjuntas, por exemplo, nas áreas de pesquisa, assistência técnica e apoio à comercialização”.

Com relação às ações e instrumentos utilizados pelo Banco do Nordeste, analise os itens a seguir:

(I) O Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar na Zona da Mata - PROMATA - de apoio aos pequenos produtores;
(II) As políticas de desenvolvimento territorial;
(III) O Crediamigo, programa de microcrédito produtivo orientado que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores;
(IV) Os agentes de desenvolvimento e as agências itinerantes.

Assinale se:

  • A somente III estiver correto;
  • B somente I e IV estiverem corretos;
  • C somente I, II e III estiverem corretos;
  • D somente II, III e IV estiverem corretos;
  • E somente I, II e IV estiverem corretos.