Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - Artes (2019) Questão 46

Segundo Fernando Antônio G. Azevedo (1996) no livro Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino (PIMENTEL, 1996), “arte é linguagem – verbal e não verbal – visual, cênica e sonora que traduz, desde tempos imemoriais, possibilidades, angústias, indignações, amores, perplexidades, fantasias, mitos, crenças, dores, transformando ’coisas‘ aparentemente sem sentido em coisas absolutamente, circunstancialmente, apaixonadamente significativas”.
Assinale a alternativa que apresenta aspectos em que o autor não associa arte à linguagem.

  • A Arte é linguagem de poder e de dizer coisas que cabem simplesmente nos modelos da palavra. É por isso que o ser humano criou o teatro, a música, a pintura, a dança, a pintura, a poesia, o desenho, o cinema e, às vezes, a mistura de todas essas linguagens.
  • B Arte é linguagem elaborada de códigos, de signos e de regras. O texto questiona tudo acerca do mundo e da humanidade, a política, as ideologias, a ciência, a filosofia, a história, as guerras, o ódio, as injustiças, o amor e a própria arte.
  • C A arte é impregnada de valores e de vida e, nesse sentido, quem com ela se fizer íntimo jamais será pobre, será capaz de dizer de tantos modos possíveis o que pensa e sente, em um contínuo devir.
  • D Arte é linguagem que liberta, que transgride, transforma, indigna e emancipa, mas também pode ser uma linguagem que simula nuvens, oceanos, florestas, vento, magia e tantas outras coisas, tornando-se orgânica.

Encontre mais questões

Voltar