Questão 44 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020)

A SAE é um método científico de trabalho que direciona e organiza as ações dos profissionais de enfermagem. Segundo a legislação de enfermagem, é obrigatória a implantação da SAE em todos os serviços de assistência ao paciente realizada pela enfermagem.
Em relação à SAE, assinale a alternativa correta.

  • A A lei do exercício profissional, publicada na década de 1980, estabelece que o enfermeiro deve assumir a responsabilidade sobre as ações de toda equipe multiprofissional que presta assistência direta ao paciente.
  • B O processo de enfermagem é composto por 5 fases: coleta de dados e exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição médica, planejamento dos resultados esperados e avaliação da assistência de enfermagem.
  • C Risco de perfusão tissular cardíaca diminuída, risco de reações alérgicas e ansiedade são diagnósticos de enfermagem apresentados durante procedimentos no setor de hemodinâmica.
  • D De acordo com o parecer normativo vigente do COFEN, o enfermeiro não está habilitado para executar a retirada do introdutor, seja arterial ou venoso.
  • E A fase de elaboração do diagnóstico de enfermagem caracteriza-se pela realização das ações ou intervenções, determinadas na etapa de planejamento de enfermagem por meio da prescrição de enfermagem.