Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Técnico - Agropecuária (2019) Questão 29

Para a manutenção da temperatura interna de uma instalação para criação de aves e suínos, dentro da zona de conforto térmico do animal, é importante, prioritariamente, aproveitar as condições naturais do clima, considerando-se alguns princípios básicos, como localização, orientação e dimensões das instalações, cobertura, área circundante e sombreamento. Considere as afirmações abaixo referentes à ambiência em edificações rurais.


I É recomendado que o afastamento entre instalações deve ser dez vezes a altura do galpão entre as duas primeiras a barlavento; no entanto, da segunda instalação em diante, esse afastamento deverá ser de 20 a 25 vezes a altura delas.

II Em regiões onde o inverno é mais intenso, as árvores devem ser caducifólias, pois, assim, durante o inverno, as folhas caem permitindo aquecimento da cobertura e, no verão, a copa das árvores torna-se compacta, sombreando a cobertura do galpão.

III O escamoteador é fundamental para o aquecimento da porca na maternidade, pois ela deve ser aquecida logo após o parto em função de seus mecanismos fisiológicos de termólise serem altamente dependentes das condições psicrométricas do ambiente.

IV Os galpões devem ser construídos com seu eixo longitudinal orientado no sentido leste-oeste, pois, desse modo, não ocorrerá incidência direta de radiação solar no interior do galpão em nenhuma hora do dia, tanto no inverno como no verão.


Das afirmações, estão corretas

  • A II e III.
  • B I e IV.
  • C III e IV.
  • D I e II.

Encontre mais questões

Voltar