Questão 35 do Concurso Prefeitura Municipal de Palhoça - Professor de História (2021)

A bandeira de um país é um símbolo que o representa. Diversas bandeiras foram usadas de maneira não oficial no Brasil, até que depois da independência foi criada a primeira bandeira oficial do país. Atualmente, a bandeira do Brasil é composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, em letras maiúsculas verdes. O Brasil adotou oficialmente este projeto para sua bandeira nacional em 19 de novembro de 1889, substituindo a bandeira do Império do Brasil. Sobre esse tema, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

  • A O lema “Ordem e Progresso” é inspirado pelo lema do positivismo de Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, em versão traduzida do francês.
  • B As estrelas, cuja posição na bandeira refletem o céu visto na capital Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1889, representam as Unidades Federativas - cada estrela representa um Estado específico, além do Distrito Federal.
  • C Em 19 de novembro de 1889 havia 15 estrelas na bandeira do Brasil, pois representavam as 15 capitanias hereditárias e seus 12 donatários (uma vez que uns receberam mais que uma porção de terra e as Capitanias do Maranhão e São Vicente foram divididas em duas porções). O número de estrelas da Bandeira do Brasil foi atualizado apenas em 1988, com a Constituição, na atual configuração em Estados.
  • D A bandeira é um dos símbolos nacionais brasileiros, ao lado do Laço Nacional, do Selo Nacional, do Brasão de Armas e do Hino Nacional.