(2015) Questão 7

Sobre os trechos abaixo, marque a alternativa que apresenta a informação correta:

"Quando o Nordeste tiver açudes para sanar sua falta de água, quando for mais alfabetizado, quando terminar essa semiescravidão em que o trabalhador vive, verás, Justino, tua terra florescer, dar frutos, as crianças felizes crescerem e se tornarem adultos conscientes de suas responsabilidades, como elos da nossa corrente humana." (MOTT, Odette de Barros; Justino, o retirante p. 134.)
“E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos." (Graciliano Ramos - Vidas secas, pág. 134)
  • A Ambos os textos falam da seca no nordeste e abordam a forma semelhante com que os nordestinos lidam com seu problema;
  • B As duas obras abordam o nordeste sob ponto de vista divergente, considerando a diversidade geográfica que o compõe.
  • C Ambas abordam o sofrimento do sertanejo, mas na segunda o desfecho apresenta uma possibilidade de dias melhores para o homem do sertão.
  • D Os autores das duas obras pertencem ao movimento nacionalista brasileiro, cujos romances abordam os problemas da terra através das narrativas, bem como apresentam caminhos possíveis de transformação do espaço, a partir das ações de cada personagem.
  • E Como essência, as duas obras pintam um retrato regional por intermédio da reflexão sobre problemáticas essenciais à sociedade, destinando-se a provocar a conscientização pela denúncia e objetivando contribuir para a solução desse embate.

Encontre mais questões

Voltar