IABAS - Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) - Técnico - enfermagem (2013) Questão 47

Em relação à manifestação da dengue, avalie as afirmativas a seguir:

I. Dengue clássico (DC): a febre é o primeiro sintoma, sendo geralmente alta (39º a 40°C), com início abrupto, associada à cefaleia, prostação, mialgia, artralgia, dor retroorbitária, exantema maculo papular e acompanhado ou não de prurido. Também pode haver quadros diarreicos, vômitos, náuseas e anorexia. A doença tem duração média de 5 a 7 dias; o período de convalescença pode se estender de poucos dias a várias semanas, dependendo do grau de debilidade física causada pela doença.
II. Febre hemorrágica da dengue (FHD): os sintomas iniciais são semelhantes aos do DC, até o momento em que ocorre a defervescência da febre, o que ocorre geralmente entre o 3° e o 7° dias de evolução da doença, com posterior agravamento do quadro, aparecimento de manifestações hemorrágicas espontâneas ou provocadas, trombocitopenia (plaquetas < 100.000/mm3 ) e perda de plasma.
III. Síndrome do choque da dengue (SCD): nos casos graves de FHD, o choque ocorre geralmente entre o 3° e o 7° dias de doença, frequentemente precedido por dor abdominal. 


Está correto o que se afirma em:
  • A I, apenas;
  • B II, apenas;
  • C III, apenas;
  • D I e II, apenas;
  • E I, II e III.

Encontre mais questões

Voltar