Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - Segundo Professor - Prova 3 (2015) Questão 14

Os processos de aprendizagem a serem desencadeados por uma escola que pretenda abordar a diversidade supõe necessariamente a proposição de atividades que possibilitem a elaboração conceitual, dando ao conteúdo um tratamento histórico-cultural. Isso pressupõe, exceto:
  • A Possibilitar aos alunos o encontro com novos conhecimentos, oferecendo-os e destacando-os em contextos diversos.
  • B Auxiliar os alunos a analisar e organizar os seus conhecimentos, confrontando-os com outras possibilidades de elaboração do pensar e do agir.
  • C Aproximar todos os estudantes dos conhecimentos em circulação na sala de aula e perspectivar modos de utilização destes nas práticas cotidianas, na comunidade e na dinâmica histórica.
  • D Partilhar com os alunos informações, indagações, sentidos possíveis, validando-as, colocando-as em dúvida, explicitando limites e contradições, provocando novas relações e novas possibilidades.
  • E Entender que, ao lidar com a diversidade, a falta de prontidão de alguns estudantes não permite formação conceitual, assim, providenciar para estes tarefas ocupacionais.