Defensoria Pública da União (DPU) - Técnico - Assuntos Educacionais (2010) Questão 33

A respeito da teoria das organizações e das concepções de trabalho, assinale a opção correta.

  • A Na teoria clássica, o trabalho é analisado a partir de um método considerado científico, o qual apresenta caráter descritivo e prescritivo; tal análise recai sobre os grupos informais da organização e seus efeitos benéficos recaem na motivação humana.
  • B Na abordagem burocrática, a organização é concebida como um caos programado que apresenta uma racionalidade direcionada, cujas decisões são tomadas por pessoas que são limitadas por seu processamento cognitivo.
  • C Segundo a escola comportamental, o trabalho só tem sentido enquanto existe atividade grupal, pois a ênfase está no fato de as recompensas e as sanções do grupo social terem maior influência que as provenientes da estrutura formal.
  • D De acordo com a abordagem contingencial e sistêmica, uma organização pode ser considerada como um conjunto de partes diferenciadas com um fraco acoplamento e pouca conexão entre as partes, uma vez que os objetivos comuns são forçados pela elite dominante
  • E O movimento das relações humanas apresenta uma concepção ingênua e romântica do operário, na medida em que concebe o conflito como passível de ser evitado, por meio da harmonia, via compreensão.

Encontre mais questões

Voltar