Questão 53 do Concurso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Técnico - enfermagem (2017)

Um fato marcante para as sociedades atuais é o processo de envelhecimento populacional, observado em todos os continentes. De acordo com o manual do Ministério da Saúde, “Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento”, é INCORRETO afirmar:

  • A Envelhecimento populacional é definido como a mudança na estrutura etária da população. No Brasil, é considerada idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais de idade.
  • B É função das políticas públicas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem idades avançadas, com o melhor estado de saúde possível, em que o envelhecimento ativo e saudável, seja o principal objetivo.
  • C Os agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis têm sido as principais causas de óbito da população idosa.
  • D O Brasil projeta-se para um perfil demográfico cada vez mais envelhecido, fenômeno que implicará na necessidade de adequações das políticas sociais, particularmente daquelas voltadas para atender às crescentes demandas nas áreas da saúde, previdência e assistência social.
  • E No Estatuto do Idoso, considerado uma das maiores conquistas sociais da população idosa em nosso país, é assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde, o SUS, mas isso não lhe garante ter o acesso universal e igualitário, para prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde dessa população.