Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Psicologia (2015) Questão 36

Enquanto especialista em psicologia clínica, o psicólogo pode oferecer muito para o trabalho interdisciplinar em diversas áreas, sobretudo na saúde mental, quando se trata de transtornos por uso e abuso de substâncias psicoativas como o álcool, com suas respectivas comorbidades psiquiátricas. Cordioli (2008) salienta que, para este quadro, uma sugestão de tratamento eficaz seria o Modelo de Tratamento Integrado. Acerca desse modelo de tratamento, assinale a opção correta.

  • A Tem por escopo o desenvolvimento de programas de tratamento para transtornos por uso de substâncias, embora se restrinja ao contexto hospitalar.
  • B Objetiva o delineamento de programas de tratamentos pautados em estratégias como a de gerenciamento de caso, independente da adesão e manutenção do indivíduo no programa.
  • C Tem a finalidade de promover intervenções para pacientes com ou sem comorbidades, pautadas em estratégias motivacionais direcionadas somente àqueles que reconhecem a necessidade do tratamento.
  • D Visa a promoção de intervenções integradas por parte de profissionais ou grupo de profissionais de um mesmo contexto em grupo multidisciplinar, dirigidas às patologias psiquiátricas e ao transtorno por uso de substâncias.