Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Assistente em Administração (2019) Questão 37

Conforme França (2014): “[...] O processo de comunicação é um luxo: a mensagem é transmitida de um emissor a um receptor; a mensagem é codificada e passada através de um meio ao receptor, que traduz a mensagem do emissor. Quando ocorrem desvios e bloqueios nesse luxo, há problemas na comunicação [...]”.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de recursos humanos-PRH: Conceitos, Ferramentas e Procedimentos. 1º ed.–14. Reimp. – São Paulo: Atlas, 2014.


Sobre os problemas na comunicação, afirma-se que

  • A a filtragem é a manipulação de informações de um emissor para que elas sejam vistas mais vantajosas pelo receptor, favorecida quando existe poucos níveis verticais na estrutura organizacional.
  • B na linguagem as palavras podem ter significados diferentes para as pessoas, influenciada por variáveis como a idade, a educação e a formação cultural, as quais não afetam a interpretação da mensagem.
  • C na seletividade os receptores projetam seus interesses e suas expectativas no momento da decodificação da mensagem; assim, não vemos a realidade, em vez disso, interpretamos o que vemos e chamamos de realidade.
  • D quando os agentes do processo de comunicação se sentem ameaçados eles executam uma atitude defensiva que, nesse caso, aumenta a capacidade de atingir compreensão mútua.
  • E a divulgação de boatos ocorre na rede de comunicação formal e sempre na direção vertical.

Encontre mais questões

Voltar