Questão 31 do Concurso Prefeitura Municipal de Pinhais - Agente Comunitário de Saúde (2017)

O processo de povoamento do Estado do Paraná é bem diverso. No século XIX, o Paraná recebeu milhares de agricultores originários de países como: Suíça, Itália, Alemanha, Polônia, Ucrânia e Rússia, entre outros. Sobre o processo histórico de ocupação do Paraná, assinale a alternativa correta.
  • A O Distrito Administrativo de Pinhais, criado em 1877, tem forte ligação com o desenvolvimento industrial. Entre 1880 e 1890, holandeses criaram a indústria de tecidos Schlösser, atraindo trabalhadores para a região.
  • B As principais ondas de povoamento do Paraná têm relação com a procura do ouro no século XVII e estrutura-se no século XVIII sobretudo no latifúndio campeiro dos Campos Gerais, com base na criação e no comércio do gado e, mais tarde, no século XIX, nas atividades extrativas e no comércio exportador da erva-mate e da madeira.
  • C No território correspondente ao atual Paraná, foram formadas cinco capitanias hereditárias entre 1534 e 1566, conservadas até a segunda metade do século XVIII, Capitania do Paraná, Capitania do Paraguaçu, Capitania de Campo Seguro, Capitania de Curitiba e Capitania das Ilhas de Itaparica.
  • D A Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil. Na antiga Província do Paraná, entre os anos de 1657 e 1663, e influenciada pela revolução Francesa.
  • E Em 1508, os conquistadores espanhóis fundaram a Ciudad Real Del Guayrá. Essa cidade teve origem no povoado de Ontiveros, estando localizada na confluência dos rios Iguaçu e Paraná, onde hoje existe o Município de Guaíra.