Superintendência da Polícia Técnica do Estado de Goiás (SPTC-GO) - Médico Legista de 3º Classe (2015) Questão 30

O processo de identificação por DNA (ácido desoxirribonucleico) tem por lastro a assertiva de que cada indivíduo é geneticamente único (à exceção dos gêmeos idênticos), o que torna praticamente obsoletas outras técnicas antecedentes. Quanto a esse processo de identificação, assinale a alternativa correta.

  • A Apresenta como limitação a impossibilidade de ser realizado em fragmentos ósseos e unhas.
  • B A molécula de DNA mostra-se ideal para o processo de identificação em função da ausência de polimorfismos, facilitando assim a análise do comprimento dos fragmentos resultantes da ação das enzimas de restrição.
  • C O DNA mitocondrial, diferentemente do DNA nuclear, não é útil para a tentativa de identificação de restos humanos, uma vez que se faz escassamente presente em pelos sem bulbo piloso (hastes pilosas) e sangue.
  • D A molécula de DNA apresenta três componentes fundamentais: a desoxirribose, um grupo fosfato e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina), dispostos em um modelo estrutural de dupla hélice circular, no DNA nuclear, que permite uma análise exclusivamente da herança materna, permitindo inclusive a identificação por meio de gerações distantes na linha materna.
  • E A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma técnica comumente utilizada para se determinar o perfil de DNA em uma amostra. Sensível e moderna é capaz de gerar com eficácia um grande número de cópias de um determinado segmento de DNA a partir de pequena quantidade de material genético.

Encontre mais questões

Voltar