Prefeitura Municipal de Vila Velha - Cirurgião-Dentista para Pacientes Portadores de Deficiências (2020) Questão 53

Os distúrbios de sangramento são condições que alteram a capacidade dos vasos sanguíneos, plaquetas e fatores de coagulação que promovem a hemostasia. Os pacientes com coagulopatias podem correr um grande perigo durante procedimentos odontológicos caso a sua incapacidade de controlar o sangramento não seja previamente diagnosticada. Sobre as coagulopatias, podemos afirmar que:

  • A o pâncreas produz todos os fatores proteicos da coagulação, dessa forma, qualquer paciente com doença pancreática importante pode apresentar problemas de sangramento.
  • B a alteração da flora intestinal pode dificultar a produção de vitamina A resultando em diminuição do nível plasmático da protrombina (fator II) e dos fatores VII, IX e X da coagulação.
  • C dentre as deficiências adquiridas podemos citar a deficiência do fator VIII, conhecida como hemofilia A, a deficiência do fator IX, conhecida como hemofilia B ou doença de Christmas.
  • D alguns indivíduos com distúrbios vasculares ou doenças crônicas, como a artrite reumatoide, são tratados com ácido acetilsalicílico e apresentam potenciais problemas de sangramento.
  • E agentes químicos, radiação e várias doenças sistêmicas, como a leucemia, podem ter efeito direto na medula óssea e podem resultar em trombocitopenia primária ou idiopática.

Encontre mais questões

Voltar