Prefeitura Municipal de Areial - Agente Administrativo (2021) Questão 3

No texto abaixo, identificamos variados recursos de coesão referencial e sequencial. Leia-o com atenção e responda à questão:


O LUXO NÃO É LIXO

Uma batalha contra o desperdício das grifes de luxo está sendo travada na França. Combatê-lo é decisão sensata, uma vez que a produção fashion tem significativo impacto ambiental no planeta: é responsável por aproximadamente 8% das emissões de gases de efeito estufa no planeta. Ganhá-la não é, no entanto, tarefa fácil, porque esse setor movimenta bilhões de euros anualmente e é o segundo mais lucrativo do país. Influente, essa indústria produz objetos desejados em todo o mundo e modifica-la, portanto, significa incomodar muita gente, e de peso. Apesar das dificuldades, um nome se destaca nessa guerra: Brune Poirson, de 37 anos. Oficialmente chefe de uma Secretaria do Estado dentro do Ministério da Ecologia, a francesa já é chamada de “ministra da moda”, não pelo bom gosto ao se vestir, mas principalmente porque resolveu enfrentar esse setor gigante.

Desde que assumiu o cargo, há três anos, Brune vem elaborando medidas para isso, como o texto da “lei de desperdício zero”, que visa implantar uma economia circular. A ideia é proibir que produtos não vendidos sejam incinerados, como ocorre hoje no país. Os números são exorbitantes: anualmente as marcas destroem 650 milhões de euros em artigos de luxo que sobram nos estoques, prática usada para evitar que eles se desvalorizem e assim garantir sua exclusividade, principal característica que lhes confere valor alto de venda. Mas a proposta da secretária vai além: prevê eliminar a utilização de plásticos descartáveis depois de 2021 e microplásticos em cosméticos, e obrigar que máquinas de lavar industriais usem filtros. (Isto É- 05/02/2020)



Analise as proposições com relação ao emprego das formas referenciais e avalie a sua veracidade.


I- Os pronomes oblíquos “O” e “A”, presentes em: “combatê-lo é decisão sensata” (L.1) e “ganhá-la não é, no entanto, tarefa fácil” (L.3), retomam os conteúdos “desperdício das grifes de luxo” e “batalha contra o desperdício”.

II- As expressões “esse setor” (L.3) e “nessa guerra” (L.5) recuperam respectivamente os seguintes conteúdos: “mercado de grife de luxo” e “luta contra o desperdício”.

III- Em: “prática usada para evitar que eles se desvalorizem”, (L.12) o referente do pronome pessoal “ELES” é “estoques”.

IV- Em: “característica que lhes confere valor alto de venda”, (L.12) e (L.13) o referente do pronome oblíquo “LHES” é “números exorbitantes”.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II e IV.
  • B I e III.
  • C I e II.
  • D III e IV.
  • E I.

Encontre mais questões

Voltar