Polícia Civil do Estado de Piauí (PC-PI) - Perito Criminal - Farmacêutico (2018) Questão 58

Na área forense, as técnicas de biologia molecular vêm se fortalecendo no transcorrer dos últimos vinte e cinco anos. Isso em função do desenvolvimento de técnicas cada vez mais sofisticadas e em número cada vez maior. Esta evolução somente foi possível pelo desenvolvimento e compreensão da biologia molecular e a descoberta de novas técnicas e métodos eficazes para a detecção do DNA humano, para fins forenses. Julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I- Os polimorfismos de comprimento incluem regiões que se repetem no DNA genômico e são chamados de microssatélites (STRs) e minissatélites (VNTRs).

II- Os polimorfismos de sequência constituem-se de diferentes nucleotídeos em uma determinada localização no genoma, sendo que suas variações podem ser manifestadas como regiões de alelos alternativos, substituições, adições ou deleções de bases.

III- Os VNTRs (do inglês, Variable Number of Tandem Repeats) são sequências curtas de bases que ocorrem em números variáveis dentro do grupo de repetições in tandem. O número de repetições encontradas varia de um local para outro dentro do genoma e também varia entre indivíduos. Podendo, assim, ser diferenciados pelo comprimento de sequência VNTR do DNA.

IV- Os STRs (do inglês, Short Tandem Repeats) são nucleotídeos alinhados, em curtas repetidas, organizados em sequência. Estes são trechos de DNA constituídos em unidades repetidas de dois, três ou quatro nucleotídeos e localizados dentro de regiões de sequência única com número menor do que 100 pares de nucleotídeos. Cada região genômica que contém determinado número de repetições de uma sequência constitui um loco genético, que varia entre os indivíduos e também é multialélico.

V- O que difere entre os VNTRs dos STRs é o tamanho, ou seja, o número de bases, sendo que os STRs contêm muitos pares de bases. Esta característica permite que sejam analisadas quantidades maiores de DNA, enquanto que, para a análise dos VNTRs, é necessário menor quantidade e qualidade do DNA, sendo, por isso, mais utilizado para investigação forense, quando só se encontram vestígios de DNA.

  • A Apenas I, II e III são corretas.
  • B Apenas I, II e IV são corretas.
  • C Apenas I, II, III e IV são corretas.
  • D Apenas I, II e V são corretas.
  • E Todas são corretas.

Encontre mais questões

Voltar