Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (IAPEN) - Enfermeiro (IBADE - 2020) Questão 30

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem atende ao anseio da sociedade ao reconhecer que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiros problemas de saúde pública. Visa o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis nessa população. Sobre essa política é correto afirmar que:

  • A os homens adentram o SUS por meio da atenção especializada, portanto, é necessário fortalecer e qualificar prioritariamente esses pontos da Rede de Atenção à Saúde para que eles tenham melhor acesso a suas demandas em saúde.
  • B os homens são mais vulneráveis às doenças e morrem mais precocemente que as mulheres devido à inserção econômica social com carga horária e exigência física em atividades laborais, quando comparado ao sexo feminino.
  • C as masculinidades são construídas historicamente e sócio-culturalmente, sendo a significação da masculinidade um processo em permanente construção e transformação. A fim de conferir maior objetividade prática, a política direciona seu escopo de ações para homens cis.
  • D a violência é fenômeno difuso, complexo, multicausal, com raízes em fatores socioculturais, políticos, econômicos e psico-biológicos. Há maior vulnerabilidade dos homens à autoria da violência, por isso grande parte da população carcerária no Brasil é formada por homens.
  • E o Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário prevê o direito à saúde para as pessoas privadas de liberdade, garantindo ações de saúde em todos os níveis de complexidade desde que circunscritas ao Sistema Prisional.

Encontre mais questões

Voltar