Prefeitura Municipal de Cerquilho - Professor - Língua Portuguesa (2020) Questão 1

Um engenheiro mecânico cubano aposentado de 70 anos está construindo uma aeronave de madeira há cerca de sete anos na garagem de casa.

Adolfo Rivera tem mais de 40 anos de experiência em aviação, mas nunca pilotou um avião, ele sonha em voar na aeronave.

Em entrevista à agência de notícias EFE, Rivera disse que a aeronave é um veículo de dois lugares com um peso máximo de 400 quilos, 6 metros de comprimento e 9,2 envergadura. Seu motor permitirá voar pelos céus por duas horas ininterruptas a uma velocidade máxima de 165 quilômetros por hora. "É inspirado no modelo americano Cessna 152. Eu sempre gostei daquele pequeno avião", confessa.

Rivera já encaminhou os documentos para pedir a autorização para a decolagem do avião para as autoridades cubanas. Ele está aguardando a permissão.

Ele disse que está ansioso pelos benefícios que a aeronave poderá oferecer no futuro, já que a partir de sua aeronave "outros equipamentos similares podem ser construídos e usados em escolas de aviação, defesa e até em inspeção de agricultura ou silvicultura".

"Eu construí este avião também para que as pessoas saibam que somos capazes de fabricar esse tipo de avião aqui em Cuba", disse ele.

(ENGENHEIRO aposentado constrói aeronave artesanal na garagem de casa em Cuba. G1 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/olha-que legal/noticia/2020/03/25/engenheiroaposentado-constroi-aeronave-artesanal-nagaragem-de-casa-em-cuba.ghtml>.


De acordo com o texto, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa CORRETA:

I – A aeronave já está pronta para o primeiro voo.
II – A aeronave será a primeira que o aposentado vai pilotar.
III – O engenheiro mecânico começou a construir a aeronave devido a pandemia e o isolamento social.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • D Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.

Encontre mais questões

Voltar