Secretaria de Estado de Saúde - Distrito Federal (SES-DF) - Fisioterapeuta (2020) Questão 131

O processo que envolve a tendinopatia é compreendido como uma resposta de cicatrização malsucedida, caracterizada por uma combinação de degeneração das células do tendão, ruptura das fibras de colágeno e proliferação irregular de tenócitos, resultando em uma matriz extracelular pobre em colágeno.

RHIM, H.C., et al. Comparative Efficacy and Tolerability of Nonsurgical Therapies for the Treatment of Midportion Achilles Tendinopathy: a Systematic Review With Network Meta-analysis. The Orthopaedic. In: Journal of Sports Medicine, 2020, com adaptações.

Tendo em vista as informações do texto, um paciente corredor de 35 anos de idade, que apresenta dor persistente na região dos tornozelos. Ele relata diminuição da capacidade física, levando a uma redução importante dos percursos de treino (dos 10 km, passou a correr apenas 2 km), além da presença de rigidez matinal frequente. O exame de ressonância magnética foi realizado e observou-se um espessamento do tendão calcâneo. Mediante exame de imagem e avaliação clínica realizada, o paciente foi diagnosticado com tendinopatia da região medial do tendão calcâneo.

Com base nesse caso clínico, no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 


Existem evidências, de baixa qualidade, de que os programas focados em exercícios unicamente de carga excêntrica são superiores na redução da dor do que aqueles com carga concêntrica isolada. Além disso, os exercícios unicamente excêntricos parecem ser menos eficazes na melhora da dor ou na função do que os programas com cargas concêntricas e excêntricas.

  • Certo
  • Errado

Encontre mais questões

Voltar