Questão 54 do Concurso Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Pedagogo (2021)

Segundo Villas Boas, “Avaliação formativa é o processo pelo qual são analisadas continuamente todas as atividades em desenvolvimento e as desenvolvidas pelos estudantes, para que eles e os professores identifiquem o que já foi aprendido e o que falta ser aprendido, a fim de que se providenciem os meios para que todos avancem sem interrupções e sem percalços. (…) Uma das principais características da avaliação formativa é ser conduzida pelo próprio professor. Também os estudantes participam do processo: se avaliam e avaliam o trabalho desenvolvido. (VILLAS BOAS, B. M de F. Portfólio, avaliação formativa e feedback. In: _____ (org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2017.)
Considere as afirmativas sobre a avaliação do ensino/aprendizagem na perspectiva formativa e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A entrevista permite ao professor se certificar se o estudante aprendeu ou não os conteúdos, pois nela não há como ele “colar” ou trapacear. Para promover a cultura da autoavaliação, os estudantes devem necessariamente atribuir uma nota ao seu desempenho. ( ) Valoriza a avaliação informal, pois ela permite que o professor compreenda melhor cada aluno e o desenvolvimento de seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que seja desenvolvida de maneira planejada e sistemática. ( ) O portfólio é uma coleção das produções do estudante, organizada por ele mesmo, com orientação do professor. Para que o aluno seja capaz de avaliar seu portfólio, é preciso que ele receba do professor um feedback e que, a partir dele, compare o seu nível atual de desempenho com o esperado. ( ) A observação permite ao professor investigar as características individuais e coletivas dos estudantes, com o objetivo de identificar os fatores que facilitam ou dificultam as aprendizagens. Os resultados da observação não devem ser convertidos em notas ou repassados aos alunos.
Assinale a sequência correta.

  • A V, V, F, F
  • B F, F, F, V
  • C V, F, V, F
  • D F, V, V, V