Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Técnico - Agropecuária (2019) Questão 36

A interação animal e o ambiente devem ser considerados quando se busca maior eficiência na exploração pecuária, pois as diferentes respostas do animal às peculiaridades de cada região são determinantes no sucesso da atividade produtiva. Dessa forma, o conhecimento das variáveis climáticas, sua interação com os animais e as respostas comportamentais, fisiológicas e produtivas são preponderantes na adequação do sistema de produção. No Brasil, há predominância de temperaturas quentes, sendo o estresse calórico uma constante preocupação dos produtores. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo sobre estratégias para amenizar o efeito de estresse térmico em animais.


I A sombra é essencial para reduzir perdas na produção e na eficiência reprodutiva. A sombra das árvores é mais efetiva, porque reduz a incidência de radiação solar e diminui a temperatura do ar pela convecção das folhas.

II A nebulização consiste em lançar ao ar uma névoa de água que deve se evaporar antes de atingir os animais. Assim, o ar resfriado, ao circular sobre os animais, aumenta a perda de calor por convecção.

III Os óleos e as gorduras surgiram como excelentes fontes de energia e ácidos graxos essenciais na alimentação das aves, elevando o aporte energético das rações, no sentido de melhorar a palatabilidade e de compensar a baixa ingestão de nutrientes, decorrente da queda de consumo em climas quentes.

IV Para a criação de galinhas caipiras, é indicado o plantio de árvores frutíferas, podendo as frutas serem consumidas pelas aves, o que promove o bem-estar sem interferir nas medidas de manejo sanitário da criação.


Das afirmações, estão corretas

  • A II e III.
  • B I e IV.
  • C II e IV.
  • D I e III.