Na tubulação do sistema de esgoto sanitário, quando ocorre a descarga de um vaso sanitário, movimenta-se grande volume de água em alta velocidade, e isso pode provocar a formação de vácuo na tubulação e pode seccionar a água do fecho hídrico. Para isso, as edificações devem ter o sistema de ventilação do esgoto sanitário para proteger o fecho hídrico:
- A compensando a variação de pressão interna da tubulação, e não deve estar conectada à tubulação entre o vaso sanitário e a caixa sifonada.
- B aumentando a variação de pressão interna da tubulação, que deve estar conectada à tubulação entre o vaso sanitário e a caixa sifonada.
- C compensando a variação de pressão externa da tubulação, que deve estar conectada à tubulação entre o vaso sanitário e a caixa sifonada.
- D duplicando a variação de pressão interna da tubulação, que deve estar conectada à tubulação entre o vaso sanitário e a caixa sifonada.
- E compensando a variação de pressão interna da tubulação, que deve estar conectada à tubulação entre o vaso sanitário e a caixa sifonada.