Questão 49 do Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Terapeuta Ocupacional (2020)

Sobre as ações do terapeuta ocupacional no contexto da assistência na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), é correto afirmar que

  • A suas intervenções têm o intuito de oferecer ao bebê um nível ótimo de estimulação, buscando ajustar os estímulos ofertados aos momentos em que o bebê apresenta sinais de retraimento.
  • B o atendimento individualizado aos pais deve ser priorizado e realizado em espaço extra-hospitalar, pelo fato de o processo de internação do recém-nascido ser fonte de angústia, medo, culpa e raiva, além de interferir na autonomia e na capacidade de cuidar.
  • C o profissional deve treinar equipe e orientar cuidadores quanto aos manuseios terapêuticos e ao posicionamento adequado do bebê, de modo a favorecer sua organização.
  • D seu olhar dirige-se exclusivamente ao neonato, buscando avaliar seu estado global e observar sua evolução, de modo a identificar possíveis atrasos no desenvolvimento e iniciar a estimulação precoce.
  • E a intervenção junto ao contexto se dá a partir de adaptações que busquem ajustar o ambiente da UTIN às necessidades de estímulo do bebê, como inserção de cores nas incubadoras e nos aventais dos profissionais.