Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico) - Pedagogo (2012) Questão 48

Segundo Aranha (2006), as teorias crítico-reprodutivistas, emergiram nas décadas de 1960 e 1970 num contexto de reflexão crítica à escola enquanto instituição discriminadora e repressiva.
Correlacione os teóricos críticos-reprodutivistas às suas respectivas teorias e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
TEÓRICOS CRÍTICO- REPRODUTIVISTAS
I - Bourdieu e Passeron
II - Althusser
III- Baudelot e Establet

TEORIAS
( ) Não é possível haver uma escola única. Existem, na verdade, duas escolas radicalmente diferentes quanto ao número de anos de escolaridade, aos itinerários e aos fins da educação.
( ) O homem pode realizar a "ordem na anarquia", pois essa é a ordem natural, enquanto que nas instituições a ordem é artificial e, por isso, geradora de hierarquia e dominação.
( ) O homem é capaz de resolver por si só seus problemas, basta que tenha autocompreensão ou percepção do eu, sendo necessário apenas criar condições para o seu desenvolvimento.
( ) A escola limita-se a confirmar e reforçar um habitus de classe, uma formação durável e transportável, isto é, esquemas comuns de pensamento e percepção, de apreciação e ação.
( ) Toda produção precisa assegurar a r e ­ produção de suas condições materiais. Neste sentido, a escola exerce a fun­ção de reproduzir a ideologia dominante, como um aparelho ideológico de Estado.
  • A (III) (-) (- ) (I) (II)
  • B (II) (-) (I) (III) (-)
  • C (III) (-) (I) (-) (II)
  • D (I)(III) (-) (II) (-)
  • E (II) (-) (-) (I) (III)

Encontre mais questões

Voltar