Questão 40 do Concurso Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul - Agente de Endemias (2020)

A investigação epidemiológica de campo de surtos, casos, epidemias ou outras formas de emergência em saúde é uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância em saúde, cuja execução primária é responsabilidade de cada respectiva unidade técnica que, nesse contexto, pode ser apoiada pelos demais setores relacionados e níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). (BRASIL. 2019). É importante que o Agente de Combate às Endemias saiba distinguir as definições de emergências de saúde pública. O surto é definido por:

  • A Elevação do número de casos de uma doença ou agravo, em um determinado lugar e período de tempo, caracterizando, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada.
  • B Tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica geralmente pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada (creches, quartéis, escolas, entre outros).
  • C Epidemia com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou continente.
  • D Ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.
  • E Ocorrência de dois ou mais casos de doenças crônicas não transmissíveis, com larga distribuição geográfica, atingindo mais de um país ou continente.