Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) - Técnico - Suporte em Infraestrutura de Transportes (2013) Questão 58

Em relação aos equipamentos de terraplenagem utilizados em serviços de escavação e transporte, é correto afirmar que:

  • A caminhões Highway Truck, conhecidos popular- mente como fora de estrada, são veículos muito empregados em obras de terraplenagem e de construção de estradas, em razão de transportarem até 16m3 de material por viagem, fator este que reduz o custo com transporte.
  • B serviços de escavação e de transporte em terreno de baixa resistência e que permita o afundamento dos pneus da máquina a uma profundidade maior do que 15cm deverão ser executados preferencialmente com motoscrepers de esteira elevatória.
  • C serviços de escavação e transporte de material de corte para o aterro, em que a distância do centro de massa do corte e do aterro seja inferior a 50 metros e de volume pequeno, deverão ser preferencialmente realizados com trator de esteira com lâmina, operação esta que conduzirá a um preço unitário mais reduzido, quando comparado com outros equipamentos de escavação e transporte.
  • D materiais de 2a categoria devem ser escavados através de escavadeiras Clam Shell ou de mandíbula, sendo transportados através de caminhão basculante traçado.
  • E os tratores de esteira de grande potência (acima de 250 HP) e de elevado peso (mais de 50 toneladas) são os equipamentos mais indicados para escavar material de bota fora oriundo de camadas de solo turfoso.