Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED-SC) - Professor - Conhecimentos Gerais - Prova 1 (2015) Questão 9

Sobre a diversidade Skliar e Duschatzky (2001) dizem que muitas vezes concebemos, “o outro como fonte de todo mal". O documento do MEC, Currículo Conhecimento e Cultura, explora como esta máxima aparece nas relações escolares.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

  • A Quando nos situamos como professores (as), diante dos (as) alunos (as) com base em estereótipos e expectativas diferenciadas segundo a origem social e as características culturais dos grupos de referência.
  • B Ao atribuímos o fracasso escolar dos(as) alunos(as) às suas características sociais ou étnicas.
  • C Quando diferenciamos os tipos de escolas segundo a origem social dos(as) estudantes, considerando que alguns têm maior potencial que outros e, para desenvolvermos uma educação de qualidade, não podemos misturar estudantes de diferentes potenciais.
  • D Ao privilegiarmos todas as formas de comunicação humana, como a corporal e a artística.
  • E Quando valorizamos exclusivamente o racional e desvalorizamos os aspectos afetivos presentes nos processos educacionais.