Prefeitura Municipal de Santa Luzia - Professor - Geografia (2019) Questão 61

Leia o texto a seguir.

“Duas bombas explodiram na manhã de 27 de janeiro em uma catedral na cidade de Jolo, no sudeste das Filipinas. No início da noite, o grupo Estado Islâmico assumiu a autoria do duplo atentado. O fato acontece dias depois do referendo para a criação de uma região autônoma muçulmana no sul do país, batizada de Bangsamoro e concebida como solução pacífica para décadas de conflito separatista provocado por radicais islamitas. A província de Sulu – da qual Jolo é a capital – votou contra se integrar a Bangsamoro, mas como faz parte da Região Autônoma do Mindanao Muçulmano (ARMM), com outras quatro províncias, seus votos computam em bloco e ela passará a pertencer a essa nova entidade.”

Disponível em: <encurtador.com.br/hzHR8>. Acesso em: 19 fev. 2019 (Adaptação).

A respeito desse assunto, é incorreto afirmar.

  • A O Estado Islâmico é um grupo radical sunita (um dos ramos do islamismo) criado a partir do braço iraquiano da Al-Qaeda, a conhecida rede responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.
  • B O grupo Estado Islâmico proclama que seus ataques são uma forma de iniciar o fim dos tempos, pois acredita que uma grande batalha contra os infiéis dará início ao julgamento final, conforme prediz um de seus textos sagrados.
  • C Localizada no sudeste asiático, a República das Filipinas é formada por um vasto arquipélago ocupado por uma população de maioria católica, estando cercada por países de maioria mulçumana, budista e de religiões de origem chinesa.
  • D Devido à influência do grupo Estado Islâmico, o islamismo se tornou recentemente a religião mais praticada no mundo, havendo grandes concentrações de fiéis em países do norte da África e sudoeste da Ásia.

Encontre mais questões

Voltar