Questão 52 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente (2015)

Inúmeras terapias comprovadamente modificam a evolução de pacientes que se apresentam com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Entretanto, a efetividade da maioria dessas medidas é tempo dependente. Cada vez mais tem sido salientada a importância da identificação rápida e eficiente de pacientes com isquemia miocárdica aguda nos serviços de emergência. Sobre a abordagem inicial do IAM, assinale a alternativa que apresenta uma assertiva incorreta.

  • A Em pacientes com angina prévia, a mudança do caráter da dor é um indicador de instabilização.
  • B Por definição, pacientes com síndrome coronária aguda e supradesnível do segmento ST são classificados como de alto risco para eventos, embora exista ainda muita heterogeneidade neste grupo.
  • C O exame eletrocardiográfico deve ser realizado idealmente em até 30 minutos da apresentação à emergência e é o centro do processo decisório inicial em pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio.
  • D A presença de estertores pulmonares, hipotensão arterial sistêmica (pressão arterial sistólica < 110mmHg) e taquicardia sinusal coloca o paciente em maior risco de desenvolver eventos cardíacos nas 72 horas seguintes.