Questão 25 do Concurso Prefeitura Municipal de São Bento do Sul - Professor de Anos Finais - História - Habilitado (2021)

Considere as afirmações abaixo sobre as duas décadas finais da Monarquia no Brasil (1870-1889) e após assinale a alternativa correspondente:
I- O período de crise da economia brasileira levou as elites a repensarem a continuidade do regime monárquico. II- Com a abolição da escravidão e a consequente adoção da mão de obra dos imigrantes europeus e norte-americanos (em menor número) a sociedade brasileira foi modificando sua configuração. Vários núcleos urbanos foram se estruturando, e esse desenvolvimento das cidades proporcionou uma evolução no que diz respeito à formação do pensamento da intelectualidade, fazendo crescer o interesse em relação aos rumos que tomavam a economia, a política e a sociedade brasileira de modo geral. III- Parte do percentual dessa modificação ocorrida na vida intelectual dos brasileiros é devida ao sistema de ensino predominante da época, praticada pelo clero católico.
  • A Todas as afirmações estão corretas.
  • B Nenhuma das afirmações está correta.
  • C A primeira afirmação está incorreta e a segunda e a terceira afirmações estão corretas.
  • D A primeira afirmação está correta e a segunda e a terceira afirmações estão incorretas.