As políticas linguísticas ainda acreditam no caráter instrumental da língua de sinais brasileira na educação de surdos. As línguas que fazem parte da vida dos surdos na sociedade apresentam papéis e representações diferenciadas caracterizando uma forma bilíngue de ser. O fato dos surdos adquirirem a língua de sinais como uma língua nativa fora do berço familiar com o povo surdo, demanda à escola um papel que outrora fora desconhecido. Já se reconhece que a língua de sinais é a primeira língua, que a língua portuguesa é uma segunda língua, já se sabe da riqueza cultural que o povo surdo traz com suas experiências sociais, culturais e científicas. Neste momento pós-colonialista, a situação bilíngue dos surdos está posta, no entanto, os espaços de negociação ainda precisam ser instaurados.
Observe as alternativas e marque a alternativa correta:
- A O termo “pós-colonialista” no texto refere-se ao período e o Brasil se torna independente de Portugal, que coincide com a fundação do INES (Instituto Nacional de Educação e Surdez)
- B Muito já se conquistou através das políticas linguísticas em torno da Libras, mas ainda há muito que pleitear, como por exemplo, assumir a Libras como primeira língua e o português como segunda língua para o surdo
- C Podemos destacar como riqueza cultural do povo surdo evidenciado a partir das políticas linguísticas, as inúmeras interpretações para a Libras, de músicas amplamente conhecidas pela comunidade ouvinte, o que representa um ganho significativo para o povo surdo
- D A situação atual gera a necessidade de instauração destes espaços de negociação, uma vez que ainda há uma hierarquia entre a língua portuguesa e as demais, em que muitas vezes, a comunidade surda não participa ativamente desta “negociação”
- E Os “espaços de negociação” mencionados no texto fazem menção à ausência do povo surdo nas políticas econômicas do país. Há, portanto, uma necessidade latente da instauração destes espaços